terça-feira, 24 de maio de 2011

Web 2.0 e Educação





O advento da tecnologia gerou um novo conceito de aprender. Houve o surgimento de vários cursos de Educação à Distância (EAD), os quais adotam novos recursos e ferramentas de ensino, tendo a Internet como suporte para a construção do conhecimento. Desta forma, o uso das ferramentas da Web 2.0, tais como os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), estão sendo muito utilizadas para promover a interação e compartilhamento do conhecimento. O compartilhamento de informações e a construção colaborativa do conhecimento representam o diferencial neste tipo de aprendizagem. As inúmeras ferramentas e recursos disponíveis, como blogs, wikis, podcasts, dentre outros, proporcionam uma diversidade de opções para a aprendizagem online, caracterizando-se pela alta interatividade que proporcionam aos seus usuários.
A Web 2.0 pode ser utilizada como suporte educacional em cursos à distância, cursos semi-presenciais ou até mesmo em cursos presenciais, em atividades complementares que se utilizem das tecnologias digitais. A evolução do conhecimento depende do trabalho coletivo, ou seja , a colaboração mútua. A interatividade conjunta possibilita ao aluno uma melhor compreensão e assimilação do conhecimento. Colaboração e interatividade caracterizam este novo tipo de aprendizagem, possibilitando a troca de idéias e experiências de forma coletiva.
Atualmente, existe vários tipos de ferramentas da Web 2.0 que podem ser utilizadas como suporte educacional, como softwares para criação de comunidades virtuais (Orkut, Blogs, Hi5); aplicativos para edição colaborativa (Blogs, Wikis, Podcasts, Google Docs); aplicativos de comunicação online (Skype, VoIp, Google Talk); aplicativos para acesso a vídeos (YouTube, Google Vídeos); aplicativos para bookmark social (Del.icio.us). Dentre os mais utilizados estão os blogs, wikis e podcasts.
Os blogs se constituem em espaços online para publicação de conteúdos diversos, podendo combinar textos, imagens, vídeos e links. Através da construção de blogs, há um estímulo ao pensamento crítico, por oferecer aos alunos a oportunidade de confrontarem suas idéias e reflexões, contribuindo assim para a construção social do conhecimento.
A Wiki é um espaço dinâmico que favorece o potencial colaborativo, fornecendo uma base de conhecimentos compartilhados. Através destes recursos, é possível que haja mais motivação nos alunos, pois passam da posição de leitor e observador para a de escritor, criador e autor de conteúdos. A utilização das wikis possuem os seguintes benefícios: interação e colaboração dinâmica com os alunos; troca de idéias; construção de glossários, dicionários, livros de texto, manuais e repositórios de aula; controle de todo o histórico de colaborações por aluno permitindo que o professor avalie sua evolução; dentre outros.
Os Podcasts são uma gravação de áudio personalizada para divulgar informações, opiniões e/ou entrevistas. Podem ser utilizados para disponibilizar nos ambientes virtuais de aprendizagem os conteúdos das aulas, explicações teóricas sobre um determinado assunto e comentários ou mensagens que podem ser ouvidos a qualquer momento pelos alunos.
Como observamos, com a utilização das novas tecnologias educacionais, as pessoas não são apenas meras consumidoras de informações, mas atuam de forma ativa na construção do conhecimento, produzindo informação, sendo tornando co-produtores ao editar conteúdos, etc. Desta forma, a Web 2.0 possibilita um ambiente para trabalho colaborativo e compartilhamento de conhecimento de forma coletiva e descentralizada de autoridade, dando liberdade aos usuários de utilizar e reeditar conteúdos. Assim, surge uma comunicação mais rica e dinâmica.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Uso do computador como mediador no processo ensino-aprendizagem na educação. 2008. Disponível em: <http://verainfedu.wordpress.co m/category/web-20-na-educacao/> Acesso em: 09 mai. 2011


RIBEIRO, Adriano Carlos; SCHONS, Cláudio Henrique. A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Sistemas. Centro Universitário de Franca UNI-FACEF. 29 e 30 de outubro e 2008. Disponível em: < http://www.facef.br/quartocbs/artigos/G/G_140.pdf> Acesso em: 09 mai. 2011

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