terça-feira, 3 de maio de 2011

Questão sobre a análise de um relato sobre a experiência em ensino de arte


Algumas diretrizes e orientações conceituais e propositivas do PCN Arte podemos encontrar no relato de experiência analisado. Dentre eles podemos comentar a preocupação em desenvolver no aluno o aspecto crítico e reflexivo, a fim de preparar as  crianças desde cedo à enfrentar a atual sociedade, com as competições, os progressos científico-tecnológicos, as grandes desigualdades sociais e tantos outros problemas da sociedade. Já esta desigualdade já pode ser observada pela autora do projeto ao pequisar sobre o contexto econômico-social que cada aluno estava inserido. Isto a ajudou no estabelecimento das intervenções pedagógicas necessárias mediante grupo tão heterogêneo, visando atender as necessidades de cada um.
O estabelecimento de vínculos da arte entre os conhecimentos escolares e seus modos de produção e aplicação na sociedade também pode ser observado, pois os alunos não apenas faziam, mas também eram levados a observar arte na sociedade, através da visita da galerias de arte, observação de auto-retratos de artistas antes de confeccionarem os seus próprios.
A ligação entre família, escola e comunidade foi estabelecida, sendo um dos pontos do PCN Arte. No projeto analisado, também pode ser verificado a inserção dos temas transversais, tais como meio ambiente, o que também representa um aspecto importante contemplado pelo PCN. De maneira lúdica e prazerosa para as crianças, temas importantes para conscientização foram trabalhados. Ainda podemos ressaltar a experiência do fazer, apreciar e contextualizar, elementos fundamentais do PCN Arte que também pode ser verificado neste projeto.
O conceito de arte trabalhado nesta proposta foi a Arte como potencial de transformação, preparando o aluno para exercer a cidadania, a relação da arte com o cotidiano do aluno, estabelecendo também a união família-escola.

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