terça-feira, 3 de maio de 2011

Cinco pontos do PCN


1º Ponto: A relação entre a arte na escola e a arte na sociedade- A arte na escola é entendida como Educação Artística, enquanto atividade nos currículos oficiais, não sendo valorizada como as demais disciplinas, sendo que a Arte é apresentada como área de conhecimento. E a arte na sociedade, ocorre através dos trabalhos artísticos realizados no âmbito local, regional, nacional e internacional. A Arte é sem dúvida uma ferramenta eficaz de transformação e melhoria das pessoas e de suas relações, então precisamos pensar em uma forma mais direta, produtiva e atuante e também refletir sobre se a forma atual de ensinar Arte ser a ideal ou espelharmos em outras culturas e/ou realidades para caminharmos na direção de um aproveitamento mais eficaz.
2º Ponto: Temas Transversais e suas possibilidades para discussão na disciplina de Arte: Muitos trabalhos de Arte,expressam questões humanas fundamentais: falam de problemas sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos, perguntas e inquietações, de artistas, fatos históricos. Manifestações culturais e outros. Neste sentido, podem dar contribuição na contextualização dos temas transversais, produzindo uma aprendizagem mais concreta através dos produtos artísticos. Também aproveitar o conhecimento prévio do aluno e acrescentar a partir daí conteúdos que possam desenvolver sua percepção, ações, atitudes críticas, pensamentos reflexivos, ética, estética e acima de tudo a cidadania.
3º Ponto: Formação e capacitação do professor de Arte: Um problema grave enfrentado pela área de Arte é o pequeno número de cursos de formação de professores em nível superior. Na prática, tanto professores de Educação Física, licenciados em Pedagogia ou Escola Normal, vêm trabalhando nas escolas. Vale ressaltar que o educador bem formado, capacitado para ser um mediador do conhecimento e formação do aluno, tem êxito na escolha dos conteúdos da grade curricular.
4º Ponto: O processo de avaliação em Arte: Precisa ser realizada com base nos conteúdos, objetivos e orientação do projeto educativo na área que é dividido em 3 partes: Ver o nível de conhecimento artístico através de uma atividade, observação pelo professor na própria aprendizagem e /ou ao término de um conjunto de atividades. Procurar evitar o paradigma avaliativo que existe na educação contemporânea, avaliando na maioria das vezes, somente o momento desconsiderando todo trajeto percorrido pelo aluno para chegar até a tal ponto.
5º A experiência do fazer, apreciar e contextualizar- São três eixos da aprendizagem significativa do estudante de Arte. A aprendizagem de um procedimento se dá pelo fazer, o qual terá acompanhamento do professor. O apreciar envolve conhecimento literário, canção e a imagem que trarão oportunidade de se exercitar na prática artística e a contextualização envolve pesquisar e saber se situar no conhecimento de Arte, através do próprio trabalho artístico ou dos colegas e da Arte como produto social e histórico. Podemos ressaltar o trabalho em equipe, valorizando e desenvolvendo as relações entre os alunos e a inclusão entre os “diferentes”.    

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