terça-feira, 3 de maio de 2011

Educação, ensino e instrução


Educação é um processo contínuo de desenvolvimento e aperfeiçoamento integral da capacidade física, intelectual, social e moral do indivíduo para a sua integração individual e social. Está relacionada com o contexto sócio-político-cultural de um povo, pois de acordo com o contexto a qual nos encontramos são os objetivos que deveremos alcançar. Portanto, a educação busca satisfazer os anseios da sociedade. Ela pode ser intencional (atividade social sistemática proporcionada por instituições próprias, com objetivos definidos, visando a assimilação de conhecimentos,  experiências, idéias, valores e práticas acumuladas ao longo dos anos) e não intencional (processo que ocorre naturalmente, de maneira informal e assistemática através das influências do contexto social e do meio ambiente).

Ensino é uma atividade que possibilita a instrução, ou seja, um processo que tem o objetivo que gerar a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

Instrução é o conhecimento adquirido.

A Educação refere-se ao desenvolvimento da personalidade e caráter humano, preparando-o para a integração social. O Ensino ajuda na formação do ser humano e leva à aquisição de conhecimentos e habilidades. Por fim, a Instrução é uma forma de manifestar-se o ensino, se constituindo em desenvolvimento de capacidades cognitivas e conhecimentos e saberes formalizados.



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